A APARU há 42 anos defende os seus direitos  das pessoas com deficiências,  trabalhando para proporcionar a sua habilitação e reabilitação para a melhoria da qualidade de vida e aquisição de maior autonomia e independência.

Contato

R. Juvenal Martins Píres, 281 - Jardim Patricia

aparu@aparu.org.br

(34) 3238-1033

Notícias

Aparu apoia a campanha do Outubro Rosa

A APARU apoia o Outubro Rosa, a campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Outubro Rosa tornou-se um movimento internacional, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada, anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), que participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Causa da doença

A doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama, formando um tumor, e atinge mulheres de diferentes idades. Conforme a estimativa de novos casos do INCA, em 2020, 66.280 pessoas podem enfrentar a doença. Em relação ao número de mortes: 17.763, sendo 17.572 mulheres e 189 homens, morreram vítimas do câncer de mama somente em 2018.

A melhor forma de detectar a doença no início é por meio do exame de mamografia, indicado às mulheres de 40 a 69 anos.

Participe

Junte-se a nós, quanto antes se descobre a doença, maiores são as chances de cura.

Espalhe cuidados entre as mulheres que você ama.

Apoiar o Outubro Rosa também é compartilhar informação.

O câncer de mama atinge 60 mil mulheres todo ano no Brasil e, em geral, 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados.

Por isso, fazer o autoexame é a melhor maneira de descobrir qualquer alteração na mama, como um caroço por exemplo, ainda precocemente.

Fale a respeito com suas amigas e familiares.

O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Autor

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário