
A APARU comemora hoje seus 42 anos de existência. Em vídeo divulgado para seus associados, o presidente da entidade, Adalci dos Anjos Ferreira, enaltece a luta da APARU em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Ele ressaltou a importância dos serviços prestados para a comunidade, mesmo durante a pandemia.
O presidente informa que a associação está obedecendo todos os protocolos sanitários estipulados pelas autoridades competentes, como distanciamento social, uso de álcool em gel e máscaras. Os atendimentos estão sendo feitos com agendamento para serviços odontológicos, fisioterapia e os empréstimos da cadeiras de banhos, andadores, muletas e cadeira de rodas. De forma remota, estão sendo realizados, bazares, Café com ideia, palestras, reuniões e mantem contato permanente com os associados.
Alguns de seus projetos são referências nacionais como a Campanha “Uberlândia Sem Barreiras” e a propositura de ações civis públicas a fim de tornar o transporte público interestadual acessível às pessoas com mobilidade reduzida e outras para que o poder judiciário seja acessível a todos. Desde sua fundação vem contribuído para a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência física ofertando atividades voltadas para as diversas áreas de direitos fundamentais dentre elas: Incentivo à iniciação e treinamento de equipes para desportistas; Promoção da qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho; Disseminação de informação de caráter educativo e de cidadania; Promoção de atividades culturais e de convivência social e comunitária e a reabilitação física através de atendimento nas áreas de fisioterapia, psicologia, serviço social, odontologia, dentre outras.
Leia o depoimento do associado Walliton Fernandes, na página da APARU no Facebook:
A APARU sempre teve grande importância na minha vida. A começar pelo fato de que foi através da observação das experiências de associados da época que meus pais concluíram que sua criança com deficiência poderia ter uma vida normal. E também foi através de conversas com essas pessoas que conseguimos o que na época era artigo de luxo, a minha primeira cadeira de rodas.
O fato foi sem dúvida um marco na minha vida, pois a cadeira de rodas me proporcionou não apenas individualidade e maior liberdade, mas também um melhor convívio social, inclusive na escola, o que fora muito importante naquela fase.Já fazendo parte da instituição, fui apresentado ao mercado de trabalho e motivado a continuar estudando e me ingressar em um curso superior.
A APARU me capacitou como cidadão para que soubesse claramente quais os meus direitos e deveres, inclusive me tornando apto para realizar minhas atividades e tomar parte nas decisões sobre acessibilidades e outras políticas públicas que visam resguardar não apenas meus direitos, mas de toda a comunidade.
Eu não tenho palavras para descrever o quanto a APARU foi importante na minha vida e formação como cidadão consciente, mas posso afirmar que a instituição foi, é e sempre será importante para as pessoas com deficiências da nossa cidade, das instituições e de todas as pessoas.Só tenho a agradecer muito a essa instituição, cuja história se mescla a minha, parabenizá-la pelos 42 anos de existência e afirmar que continuaremos juntos.