À medida que o distanciamento social continua em todo o país, as pessoas com deficiêncas enfrentam novos desafios. A Aparu é uma organização que trabalha para promover a inclusão de pessoas com deficiências físicas e de desenvolvimento social. Geralmente, grande parte da programação envolvia interação cara a cara, mas agora elas estão sendo feitas online.
Segundo Denise Maria Resende Faria, o objetivo é que o distanciamento social não se torne isolamento social. “Trabalhamos com um público que já é incrivelmente vulnerável ao isolamento, seja a pandemia do COVID ou não. Por isso, é importante mantê-los conectados através dos recursos que a internet oferece.”.
As atividades online para seus associados acontecem através no Facebook, Whatsapp e youtube. Estão sendo realizados encontro virtuais com atletas da APARU – Associação dos Paraplégicos de Uberlândia, participantes do Projeto Incluindo Campeões. A convidada desse mês é a Aline Pilares de Andrade, Nutricionista, pós-graduada em clínica e nutrição clínica funcional, atua na área esportiva e estética com o foco na qualidade de vida e bem estar. A Palestra: “Nutrição Inteligente: A importância dos Hábitos Alimentares na Saúde do Atleta” foi transmitida ao vivo pelo Facebook.
Veja algumas atividades virtuais da Aparu:
- Prestação de assistência aos Associados em meio à Pandemia online
- A participação da APARU no Programa Saúde+!
- Entrega de 165 cestas básicas arrecadadas através da campanha “Juntos por Uberlândia”.
- Campanha de apoia à Pollyana Prado associada da APARU que estava participando Miss Cadeirante 2020 e como apoiar e votar nela;
- A criação da página Artesanato Social
- https://www.facebook.com/Artesanato-Social-400189773713413/
- O projeto aprovado no Programa de Aceleração Social Saúde+ que é fomentado pela parceria entre Instituto Sabin e Phomenta
- Acompanhamentos do treinamentos individuais dos paratletas da Equipe Aparu Uberlândia:, Veja reportagem sobre o assunto:
https://www.facebook.com/100041651311417/videos/326434642088244/