A APARU há 42 anos defende os seus direitos  das pessoas com deficiências,  trabalhando para proporcionar a sua habilitação e reabilitação para a melhoria da qualidade de vida e aquisição de maior autonomia e independência.

Contato

R. Juvenal Martins Píres, 281 - Jardim Patricia

aparu@aparu.org.br

(34) 3238-1033

Descrição:

: Realização de encontros mensais sobre inclusão no mercado de trabalho, reunindo associados que estão trabalhando ou a procura de emprego e também as empresas parceiras que oferecem emprego para as pessoas com deficiências para discussão de temas relativos ao mundo do trabalho baseado nas experiências individuais de cada um dos participantes e nas colocações realizadas pelas empresas contratantes sobre dificuldades na manutenção do emprego. É realizado a oportunidade do contato com Empresas e suas vagas disponíveis.

Objetivos:

Contribuir para aquisição de hábitos e atitudes favoráveis à manutenção do emprego, com melhoria nas condições de diversos tipos de acessibilidade e para que o processo de inclusão seja bem sucedido.

Metodologia utilizada:

Os associados são convidados a participarem do Café com Ideias quando se cadastram na instituição, aos que comparecem no Banco de Emprego ou quando estão regressando à instituição. É entregue a eles um calendário com as respectivas datas e horários dos Cafés que serão feitos durante o ano todo. A psicóloga coordena todos os encontros nos diferentes horários do dia, fazendo mediação entre os participantes e empresas pontuando as temáticas pertinentes ao mundo do trabalho;

Vendas de produtos próprios dentro da empresa que interferem na produtividade; entre outros. É feito o uso de vídeos em alguns casos para se reforçar ou explanar tais comportamentos. Em alguns encontros são convidadas empresas para falarem sobre a atuação delas e sobre as vagas ofertadas, facilitando o contato com novos candidatos e/ou possíveis funcionários. Colocados os cursos que se encontram disponíveis na instituição, na rede ou oferecidos por empresas parceiras. Por outro lado no encontro com as empresas além da troca de experiências entre elas sobre cumprimento da “Lei de Cota”, procura-se também sensibilizar os gestores com relação às oportunidades de vagas oferecidas; Promoções poucas endereçadas às pessoas com deficiências, da possibilidade de acompanhar e intervir junto ao chefe do setor se for o caso; Oportunidade de auxiliarem em outros setores para que ampliem o networking, aumentando as chances de crescimento; Dar atribuições claras e definidas; Treinamentos adequados para desenvolvê-los; Oportunidades de se candidatarem às promoções, aumentos salariais e bônus por desempenho. Cada participante expõe o seu ponto de vista, sua experiência com relação ao assunto abordado.

O controle de frequência dos participantes é feito através da lista de presença.

Publicado:
Maio, 2016
Categoria:
Projetos
Recursos:
Internos