A APARU há 42 anos defende os seus direitos  das pessoas com deficiências,  trabalhando para proporcionar a sua habilitação e reabilitação para a melhoria da qualidade de vida e aquisição de maior autonomia e independência.

Contato

R. Juvenal Martins Píres, 281 - Jardim Patricia

aparu@aparu.org.br

(34) 3238-1033

Publicado:
Abril, 2019
Categoria:
Projeto
Recursos:
Externos

Descrição:

Atividades de musculação, grupos de alongamento e promoção de eventos: Manhã Saudável, Sábado Fitness, Bate Papo de Saúde e Clínica de Musculação Adaptada – com o objetivo de desenvolver hábitos saudáveis, recreação, socialização e ações educativas. Possui um mural interativo com aniversariantes do mês, campeões de frequência do mês, fotos das atividades realizadas e dicas para melhorar a qualidade de vida. Realiza a Pesquisa de Satisfação do Espaço Fitness como instrumento de participação do associado na melhoria da qualidade dos atendimentos. Desenvolve o Projeto Cuidando do Assistente Pessoal, no qual a pessoa que realiza ou auxilia o associado nas atividades de vida diárias (AVDs) frequenta o Espaço Fitness para reforço muscular e melhoria da qualidade de vida.

“Objetivo é contribuir para o desenvolvimento de habilidades, ampliação de limites e potencialidades, aumento da força muscular, agilidade, flexibilidade, equilíbrio e resistência; melhoria da coordenação motora; aumento da autoestima; promoção da independência, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida”

Metodologia utilizada:

Os atendimentos são realizados de acordo com a avaliação dos profissionais do Espaço Fitness. Primeiramente na recepção da academia, a auxiliar administrativa orienta os associados da necessidade de trazer os documentos (RG, CPF e a carteirinha da APARU) e o atestado médico do cardiologista e alguns casos ortopedista ou neurologista que está apto a fazer atividade física. De posse desses documentos é agendado uma entrevista com a coordenadora, onde é realizada uma anamnese e aplicação dos seguintes instrumentais: 

Na entrevista o associado recebe o Regulamento Interno do Espaço Fitness e de Musculação e assina um termo de Ciência e Leitura desse regulamento. Ainda com a coordenadora é agendado o horário e a frequência do treino. Após esta entrevista o associado realiza a avaliação física com os profissionais de Educação física. Todos os dados são base para a montagem individual do treino e, servem de parâmetros para as reavaliações que acontecem após 12 meses (instrumentais) e a cada 6 meses (avaliação física). A fase de treinamento de cada aluno é observada para as mudanças dos treinos. O controle da frequência dos alunos é feito através da assinatura na lista de presença e alguns casos específicos (aluno não realiza escrita) a auxiliar administrativa escreve presente no dia da aula. Além dos equipamentos próprios da academia de musculação, são usados outros matérias na execução das atividades como: bastão, bola de tênis, thera band, bola de pilates, overball, elásticos adaptados(câmera de bicicleta, garrote), bozu, step, luva adaptada, faixa abdominal, barra adaptada, colchonetes.