A APARU há 42 anos defende os seus direitos  das pessoas com deficiências,  trabalhando para proporcionar a sua habilitação e reabilitação para a melhoria da qualidade de vida e aquisição de maior autonomia e independência.

Contato

R. Juvenal Martins Píres, 281 - Jardim Patricia

aparu@aparu.org.br

(34) 3238-1033

Publicado:
Março, 2008
Categoria
Programa
Recursos:
Externos

Descrição:

Reabilitação e habilitação através do atendimento em grupos, utilizando-se de técnicas como o circuito, pilates e grupos terapêuticos com equipe multiprofissional e realização mensal de reunião para estudo e discussão de legislação vigente sobre os direitos da pessoa com deficiência. Parte desse público é atendida também na aferição de pressão e acupuntura.

Objetivo:

Favorecer a aquisição da autonomia e independência nas atividades da vida diária e

socialização, prevenir os agravos decorrentes da deficiência promovendo ações e serviços de promoção à saúde em complementação de reabilitação e habilitação bem como aquisição de conhecimentos sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Metodologia utilizada:

Realização de atividades físicas de alongamentos e exercícios com bolas, bastões, rolos e colchonetes realizados por profissional da Fisioterapia. Os associados participam de dinâmicas de integração, motivação, encaminhamentos e atividades para datas comemorativas, organizada e executada por profissional do Serviço Social. São promovidas rodas de conversas, palestras e oficinas realizadas por profissionais convidados para debater temas de interesse do grupo e ações educativas com associados e familiares, para prevenção em saúde, além de orientações em relação aos direitos e deveres das pessoas com deficiência.

Outras informações:

Público Alvo: Pessoas com deficiência física, sendo composto por 16 pessoas, Formas de acesso: Acesso gratuito, após avaliação funcional com fisioterapeuta. Número de atendidos: 16 pessoas

Dia/horário/periodicidade: às segundas-feiras das 09:30 horas às 10:30 horas sendo uma vez por semana.

Interlocução com CRAS e CREAS: atualmente o trabalho em rede com o CRAS E CREAS apresenta em processo de consolidação para o estabelecimento dos fluxos de referência e de contrarreferência da APARU com os mesmos.

Recursos Humanos (profissionais envolvidos na atividade) – nob – Rh: uma Fisioterapeuta cedida pelo Município. Aferição de pressão por enfermeira voluntária. Assistente Social da APARU. Abrangência Territorial: Município de Uberlândia-MG

Origem dos recursos financeiros (convênios e/ou parcerias), respectivas despesas e se existe cobrança dos participantes dos atendidos: Subvenção Municipal – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação para manutenção do espaço da atividade e uma fisioterapeuta cedida pela Secretaria Municipal de Saúde. Sem cobrança aos atendidos.