A APARU há 42 anos defende os seus direitos  das pessoas com deficiências,  trabalhando para proporcionar a sua habilitação e reabilitação para a melhoria da qualidade de vida e aquisição de maior autonomia e independência.

Contato

R. Juvenal Martins Píres, 281 - Jardim Patricia

aparu@aparu.org.br

(34) 3238-1033

Publicado:
Junho, 2008
Categoria:
Programas
Recursos:
Próprios

Formas associados sobre Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Realização de reuniões mensais para trabalhar com os associados da APARU seus direitos e deveres baseados na legislação vigente da pessoa com deficiência. Os grupos são intergeracionais divididos pelo ano de ingresso do associado na instituição. Cada grupo recebe um nome como, por exemplo, o Grupo Setor de Encontro composto por associados cadastrados na instituição até o ano de 2008.

Objetivo: Conhecer, divulgar e contribuir para a consolidação do conteúdo da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Lei Brasileira de Inclusão e assuntos relacionados aos direitos e deveres das pessoas com deficiência.

Público Alvo: Pessoas com deficiência física associadas na APARU até o ano de 2008. Sendo composto por 56 pessoas divididos em 2 grupos, 55% do sexo feminino e 45% do sexo masculino. Referente à escolaridade esse dado dos grupos do Programa Cidadania Ativa não foi levantado. Na próxima atualização cadastral solicitaremos os dados aos associados. A faixa etária é de 26 anos a 72 anos.

Metodologia utilizada:

Uma reunião mensal, com 90 minutos de duração, através da exposição utilizando recursos áudio visuais dos conteúdos e discussão com os participantes sobre seus direitos e deveres. É feito controle de frequência mensal e os associados são orientados a terem  no máximo três faltas no ano, para que o conteúdo abordado seja apreendido por todos.