A APARU há 42 anos defende os seus direitos  das pessoas com deficiências,  trabalhando para proporcionar a sua habilitação e reabilitação para a melhoria da qualidade de vida e aquisição de maior autonomia e independência.

Contato

R. Juvenal Martins Píres, 281 - Jardim Patricia

aparu@aparu.org.br

(34) 3238-1033

Descrição:

Realização de cursos Competência Básicas para o Trabalho e Treinamentos de preparação para entrevista de trabalho. Os cursos ocorrem semestralmente na instituição, endereçados aos associados que tem interesse em ampliar seu aprendizado para o mercado de trabalho ou para a vida, bem como pessoas da comunidade e/ou que tem algum grau de parentesco com os associados. Os cursos oferecidos são: Vida: Nossa Maior Viagem; Você Condutor do Seu Destino; Autoestima e Motivação;

Comunicação; Relações Humanas e Ética; Cliente Satisfeito; Consumo Consciente; Trabalho em Equipe; Saúde e Segurança no Trabalho; 5 Sensos; entre outros. Os cursos de qualificação profissional são baseados em alguns pilares: autoconhecimento, autoestima, comunicação, relacionamento interpessoal e ética, tais pontos são firmados constantemente nos encontros mensais realizados com os associados na instituição. Enfim, são temas que buscam prepará-los para algumas atividades nas empresas, mas, sobretudo para a aquisição de atitudes desejáveis e necessárias para uma boa convivência no trabalho e também para a vida. Por isso a importância desses cursos, pois muitas vezes a sociedade de modo geral, coloca a pessoa com deficiência como sendo incapaz de exercer alguma atividade por falta de capacidade e/ou conhecimento.

Objetivo:

Ampliar suas capacidades e habilidades, através da superação de preconceitos, da melhoria do autoconhecimento, da autoestima e da conquista de uma comunicação mais assertiva para enfrentar o dia a dia, conquistando seu espaço no mercado de trabalho, preparando-o para a concorrência em igualdade de condições.

Metodologia utilizada:

Os cursos são ministrados em uma sala com capacidade para 30 pessoas e é coordenado pela psicóloga. Conta com o apoio de 2 estagiários da área. Para o desenvolvimento dos temas são convidados profissionais das respectivas áreas, bem como empresários e ou técnicos em Recursos Humanos das Empresas. Os cursos são programados e definidos de acordo com os semestres da faculdade parceira e contém os seguintes conteúdos: Vida: Nossa maior viagem; Você Condutor do Seu Destino; Autoestima e Motivação; Comunicação; Relações Humanas e Ética; Cliente Satisfeito; Consumo Consciente; Trabalho em Equipe; Saúde e Segurança no Trabalho; 5 Sensos; Deficiência e Função, Legislação Trabalhista; entre outros. O controle de frequência dos participantes é feito através da lista de presença. O treinamento é feito mensalmente com todos os associados assim que eles se cadastram no Banco de Emprego, antes de ser encaminhado para a vaga de emprego, é feito o currículo e impresso na própria instituição, esse currículo é padrão e foi confeccionado juntamente com as empresas parceiras.

Publicado:
Setembro, 2015
Categoria:
Programas
Recursos:
Internos e Externos