Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.
Reabilitação e habilitação através do atendimento em grupos, utilizando-se de técnicas como o circuito, pilates e grupos terapêuticos com equipe multiprofissional e realização mensal de reunião para estudo e discussão de legislação vigente sobre os direitos da pessoa com deficiência. Parte desse público é atendida também na aferição de pressão e acupuntura.
Favorecer a aquisição da autonomia e independência nas atividades da vida diária e
socialização, prevenir os agravos decorrentes da deficiência promovendo ações e serviços de promoção à saúde em complementação de reabilitação e habilitação bem como aquisição de conhecimentos sobre os direitos das pessoas com deficiência.
Realização de atividades físicas de alongamentos e exercícios com bolas, bastões, rolos e colchonetes realizados por profissional da Fisioterapia. Os associados participam de dinâmicas de integração, motivação, encaminhamentos e atividades para datas comemorativas, organizada e executada por profissional do Serviço Social. São promovidas rodas de conversas, palestras e oficinas realizadas por profissionais convidados para debater temas de interesse do grupo e ações educativas com associados e familiares, para prevenção em saúde, além de orientações em relação aos direitos e deveres das pessoas com deficiência.
Público Alvo: Pessoas com deficiência física, sendo composto por 16 pessoas, Formas de acesso: Acesso gratuito, após avaliação funcional com fisioterapeuta. Número de atendidos: 16 pessoas
Dia/horário/periodicidade: às segundas-feiras das 09:30 horas às 10:30 horas sendo uma vez por semana.
Interlocução com CRAS e CREAS: atualmente o trabalho em rede com o CRAS E CREAS apresenta em processo de consolidação para o estabelecimento dos fluxos de referência e de contrarreferência da APARU com os mesmos.
Recursos Humanos (profissionais envolvidos na atividade) – nob – Rh: uma Fisioterapeuta cedida pelo Município. Aferição de pressão por enfermeira voluntária. Assistente Social da APARU. Abrangência Territorial: Município de Uberlândia-MG
Origem dos recursos financeiros (convênios e/ou parcerias), respectivas despesas e se existe cobrança dos participantes dos atendidos: Subvenção Municipal – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação para manutenção do espaço da atividade e uma fisioterapeuta cedida pela Secretaria Municipal de Saúde. Sem cobrança aos atendidos.
Aparu
Declaração de acessibilidade
Aparu.org.br
24.07.2024
Status de conformidade
Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a qualquer pessoa e estamos empenhados em fornecer um website que seja acessível ao maior público possível, independentemente das circunstâncias e capacidades.
Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 (WCAG 2.1) do World Wide Web Consortium (W3C) no nível AA. Estas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível a pessoas com diversas deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível a todas as pessoas: pessoas cegas, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais.
Este site utiliza diversas tecnologias que visam torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com deficiências específicas ajustem a UI (interface do usuário) do site e o projetem de acordo com suas necessidades pessoais.
Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza constantemente seu nível de acessibilidade. Esta aplicação corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela utilizados por usuários cegos e para funções de teclado utilizadas por indivíduos com deficiência motora.
Se você encontrou um defeito ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvi-lo. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte e-mail aparu@paru.org.br
Leitor de tela e navegação por teclado
Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Aplicativos de Internet Ricos Acessíveis), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que os usuários cegos que visitam leitores de tela sejam capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site. Assim que um usuário com leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente uma solicitação para inserir o perfil do leitor de tela para que possa navegar e operar seu site com eficiência. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, juntamente com capturas de tela do console com exemplos de código:
Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima a baixo, para garantir conformidade contínua mesmo durante a atualização do site. Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos etiquetas de formulário precisas; descrições de ícones acionáveis (ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elementos, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups) e outros. Além disso, o processo em segundo plano verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição precisa e significativa baseada no reconhecimento de objeto de imagem como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens que não são descritas. Também extrairá textos que estão incorporados na imagem, utilizando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação de teclado Alt+1. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo leitor de tela assim que entram no site.
Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA.
Otimização da navegação pelo teclado: O processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado. Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter. Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e de salto de conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt+1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado. O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados, movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permitindo que o foco se desvie fora dele.
Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Perfis de deficiência suportados em nosso site
Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões resultantes de animações piscantes e combinações de cores arriscadas.
Modo Deficiente Visual: este modo ajusta o site para a comodidade dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma, entre outras.
Modo Deficiência Cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como Dislexia, Autismo, AVC, entre outros, a se concentrarem mais facilmente nos elementos essenciais do site.