A APARU há 42 anos defende os seus direitos  das pessoas com deficiências,  trabalhando para proporcionar a sua habilitação e reabilitação para a melhoria da qualidade de vida e aquisição de maior autonomia e independência.

Contato

R. Juvenal Martins Píres, 281 - Jardim Patricia

aparu@aparu.org.br

(34) 3238-1033

Artigos
Desfile do bloco da Aparu

Bloco da Aparu desfila no Carnaval 2024 e mostra é possível superar as diferenças

A presença do Bloco Aparu na Avenida do Samba no  desfile do Carnaval de Uberlândia 2024, que aconteceu domingo (11/02),  foi um momento de grande significado para a comunidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida da cidade, que se sentiu representada e reconhecida. O enredo escolhido pelo bloco, que trouxe a temática do Bumba meu Boi e sua expansão para a região amazônica, foi uma forma de valorizar e exaltar a cultura popular do Maranhão e do Norte do país.

A festa do Bumba meu Boi é uma das mais importantes manifestações culturais do Brasil, e o desfile do Bloco Aparu conseguiu transmitir todo o encanto e alegria que envolvem esta festa tão inclusiva e diversa. A rivalidade entre os bois Garantido e Caprichoso, que costuma marcar a festa em Parintins, foi deixada de lado, e os dois bois desfilaram juntos, mostrando que é possível superar diferenças e valorizar o que cada um tem de melhor.

Além disso, o Bloco Aparu também contou soube representar nas fantasias e alegorias os povos ribeirinhos dos rios amazônicos e os nativos das diversas tribos da região. Essa mistura de culturas e tradições enriqueceu ainda mais o desfile, tornando-o verdadeiramente representativo da diversidade do Brasil.

O vice-presidente do bloco, Marcelo Gonçalves, expressou sua satisfação em poder contribuir com pessoas tão maravilhosas e destacou a importância deste momento para a comunidade. A emoção de colocar mais uma vez a “tropa” na avenida mostra o compromisso do Bloco Aparu em preservar e difundir as tradições culturais do país e dar visibilidade à entidade que trabalha pela inclusão e acessibilidade.

Uma das passistas do bloco, ao ser entrevistada, ressaltou a importância da inclusão, do respeito e da acessibilidade. Ela enfatizou que todos são seres humanos e merecem ser tratados com dignidade. Essas palavras refletem a necessidade urgente de uma sociedade mais igualitária, onde todas as pessoas possam participar e se sentir representadas. Portanto, o desfile do Bloco Aparu no Carnaval de 2024, com o enredo “Bumba meu boi bumbá, vem o boi fazer a festa no Cerrado”, foi muito mais do que uma participação num evento festivo. Foi uma celebração da diversidade cultural do Brasil, um momento de união e valorização das tradições populares, e um exemplo de inclusão e respeito. Que esta experiência sirva de inspiração para outras manifestações culturais e para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

FRANK BARROSO

Jornalista e geógrafo

Autor

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário