
Os paratletas da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu)
apoiados pela Prefeitura de Uberlândia seguem se destacando. Em nova conquista, integrantes da equipe que treina por meio da parceria entre a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e se classificaram para a Etapa Regional das Paralimpíadas Escolares. A lista com os convocados foi divulgada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e teve como referência o resultado da etapa Minas Gerais da competição.
A Etapa Regional será realizada em Brasília (DF) entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. O objetivo é obter índices para disputar as Paralimpíadas Escolares, que serão disputadas em São Paulo, em data a ser definida.
Etapa Ipatinga vencida com sucesso
Com suporte da Prefeitura, que viabilizou a viagem e disponibilizou profissionais de educação física da Futel, 11 paratletas da equipe Futel/Aparu participaram das modalidades paralímpicas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg Paralímpico), realizados entre os dias 13 e 16 de junho em Ipatinga (MG). Dos 11, sete foram classificados nas modalidades de atletismo, bocha e natação.
Ao todo, eles trouxeram para Uberlândia 19 medalhas (duas de ouro, duas de prata e uma de bronze na bocha; três ouros e uma prata no atletismo e oito de ouro e duas de prata na natação). Em Ipatinga, os paratletas conquistaram ainda um troféu de ouro na bocha masculina, dois de prata (bocha feminina e natação masculina) e dois troféus de bronze na natação masculina.
“Os resultados em Ipatinga foram muito bons. O trabalho será intensificado para que a nossa equipe possa representar bem Uberlândia e, assim, conseguir classificação para disputar as Paralimpíadas Escolares”, disse a diretora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa.
Além dos classificados no Jemg em Ipatinga, outros dois paratletas da Futel/Aparu já estão na lista de convocados: Rayca Soares Pinheiro Gontijo e Elcy Ferreira Fonseca, que disputa na modalidade de bocha paralímpica.