A APARU há 42 anos defende os seus direitos  das pessoas com deficiências,  trabalhando para proporcionar a sua habilitação e reabilitação para a melhoria da qualidade de vida e aquisição de maior autonomia e independência.

Contato

R. Juvenal Martins Píres, 281 - Jardim Patricia

aparu@aparu.org.br

(34) 3238-1033

Esportes

Yuri é revelação no Circuito Loterias Caixa em Brasília nos 100m

Paraleta da Aparu,  Yuri Luiz Rodrigues, 20, venceu os 100m da classe T47 (para amputados de braço) no Regional Centro-Leste do Circuito Brasil Loterias Caixa, em Brasília. As disputas de atletismo aconteceram no Centro Integrado de Educação Física (CIEF) e contou com a participação de 292 atletas. A etapa Centro-Leste também recebeu 137 halterofilistas e 98 nadadores.

Esta é a primeira parada da principal competição nacional das três modalidades. Ao todo, 527 atletas de 10 estados e o Distrito Federal estão inscritos. As provas seguem até este domingo, 2.

Yuri (APARU Uberlândia) sagrou-se campeão dos 100m T47 com o tempo de 11s70. Essa marca lhe rendeu um índice técnico competitivo (ITC) de 91,36%. O ITC é o cálculo feito do porcentual que o atleta está próximo ao índice A para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 na prova/classe, que neste caso é 10s69. Os índices foram estabelecidos pelo Departamento Técnico do CPB. Confira aqui os índices do atletismo para Tóquio.

Natural de Catalão, Goiás, o jovem desponta numa classe em que o Brasil é uma potência mundial. No Mundial de Dubai, em novembro, o pódio dos 100m foi verde e amarelo com o paraibano Petrúcio Ferreira, o carioca Washington Júnior e o alagoano Yohansson Nascimento, respectivamente. Na ocasião, Petrúcio estabeleceu o novo recorde mundial da prova (10s42) e se tornou o atleta paralímpico mais rápido do mundo.

O velocista teve um início de temporada diferente. Ele foi convidado pelo técnico-chefe do atletismo no CPB, Amauri Veríssimo, para passar algumas semanas treinando no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Desde o início de janeiro, Yuri treina ao lado de Washington Júnior e Yohansson Nascimento, prata e bronze, respectivamente, no Mundial de Dubai.

Com informações do COMITÉ PARALÍMPICO BRASILEIRO – CPB

Autor

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário